António Lobo Antunes distinguido com o Prémio Literário Fundação Inês de Castro

Lusa/RTP


O escritor António Lobo Antunes foi distinguido com o Prémio Literário Fundação Inês de Castro e a autora Yvette Centeno com o Prémio Tributo de Consagração de carreira, anunciou hoje aquela instituição.


Lobo Antunes, 81 anos, foi premiado pelo romance O Tamanho do Mundo (2022), um dos mais breves livros do autor, no qual faz uma reflexão sobre a velhice.

António Lobo Antunes é «um dos autores contemporâneos mais lidos e discutidos, no âmbito nacional e internacional», refere a Fundação Inês de Castro, realçando tratar-se de «um autor talentoso e inovador».

A fundação salienta que a influência de Lobo Antunes «na literatura contemporânea é inegável», sendo «frequentemente considerado um dos escritores mais importantes de língua portuguesa da actualidade».

Sobre a obra premiada, a sua editora, Publicações D. Quixote, adiantou a seguinte sinopse: «Por entre os estalos dos móveis da sua casa em Lisboa, um idoso observa o outro lado do Tejo enquanto se perde nas memórias sobre uma cave e um pequeno jardim com um baloiço. Independentemente de ter acabado por se tornar presidente de uma grande empresa, o sucesso jamais debelou a perda daquele tempo, acorrendo repetidas vezes ao local e imaginando que as pequenas coisas e as personagens (mais significativas, como a filha, ou mais casuais, como uma senhora que passa com um carrinho das compras) se mantêm intactas, tal qual um tempo impoluto».

No próximo dia 24 de outubro, é publicado o novo livro de crónicas de Lobo Antunes, As Outras Crónicas, com prefácio do psiquiatra Daniel Sampaio.

O escritor tem recebido vários prémios em Portugal e no estrangeiro. Entre os galardões nacionais, constam o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, em 1985 e 1999, o Prémio D. Diniz, da Fundação Casa de Mateus, também em 1999, o Prémio Fernando Namora, da Estoril Sol, em 2003, o Prémio Clube Literário do Porto, em 2008, e o Prémio Camões, em 2007.

Entre outras distinções, António Lobo Antunes recebeu ainda os prémios Rosalía de Castro (1998), Literatura Europeia (2000), União Latina, (2003) e o Prémio Autores Vida e Obra (2017).

[...]

A Fundação Inês de Castro criada em janeiro de 2005, com sede em Coimbra, visa «estimular a investigação e a divulgação da história, da cultura e da arte relacionadas com a temática Inesiana, e apoiar estudos e actividades culturais centradas em Inês de Castro, a sua época ou épocas mais próximas deste mito, proporcionando o aparecimento de novos valores culturais».

[...]

A cerimónia de entrega dos galardões desta 16.ª edição do prémio, realiza-se em data a anunciar, este ano, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra.


fonte: Lusa / RTP
29.09.2023

(sublinhados nossos)
imagem colhida no site da Fundação Inês de Castro

Comentários

artigos mais procurados