Passatempo António Lobo Antunes na Web & Dom Quixote / LeYa - os premiados

No final de mês de Março, e com o apoio das Publicações D. Quixote, promovemos um passatempo junto dos leitores de António Lobo Antunes e seguidores da nossa página de facebook. Consistia em responder a três perguntas básicas sobre os livros escolhidos como prémio: Sôbolos Rios Que Vão, Não É Meia Noite Quem Quer e Caminho Como Uma Casa Em Chamas; e os três participantes que respondessem mais rapida e correctamente seriam apurados como vencedores, o primeiro premiado com os três livros, o segundo com os últimos dois títulos, e o terceiro recebendo o livro mais recente. Os participantes tinham ainda, como condição, serem seguidores da nossa página de facebook.

Encerrado o tempo de participação às 24H do passado dia 2, cabe-nos agora anunciar os 3 vencedores apurados de entre 33 participantes:

Tiago Pereira, de Braga
Beatriz Sousa, de Alverca do Ribatejo
Helena Bracieira, de Beja


Os premiados receberão os exemplares dos livros que lhes couberam, todos assinados por António Lobo Antunes, durante o mês de Abril, uma oferta da editora D. Quixote - LeYa. Para eles, os nossos parabéns e desejo de boa leitura. 

Resta-nos ainda divulgar as respostas correctas ao enunciado que propômos:

Questão 1: Qual (ou quais) dos títulos foi, primeiro, publicado como título de uma crónica?
a) Não É Meia Noite Quem Quer
b) Caminho Como Uma Casa Em Chamas
c) Sôbolos Rios Que Vão

A resposta correcta é a) Não É Meia Noite Quem Quer e b) Caminho Como Uma Casa Em Chamas. As crónicas foram publicadas na Visão mas também as temos reproduzidas na nossa página, a primeira e a segunda.

Questão 2: Qual (ou quais) dos títulos vem de um poema?
a) Sôbolos Rios Que Vão
b) Caminho Como Uma Casa Em Chamas
c) Não É Meia Noite Quem Quer

A resposta correcta é a) Sôbolos Rios Que Vão e c) Não É Meia Noite Quem Quer. O primeiro, verso de uma redondilha de Camões e o segundo, de um poema de René Char. Estas indicações aparecem referidas nos vários artigos neste blog sobre ambos os livros, bem como em entrevistas, etc.

Questão 3: Qual (ou quais) dos títulos pode ser considerado como autobiográfico?
a) Caminho Como Uma Casa em Chamas
b) Sôbolos Rios Que Vão
c) Não É Meia Noite Quem Quer

A resposta correcta é b) Sôbolos Rios Que Vão e c) Não É Meia Noite Quem Quer. O primeiro, porque trata do Senhor Antunes que recebe tratamento de um cancro e enquanto está no hospital revive a infância em Nelas (como o Antoninho); o segundo, porque foi o próprio escritor que o indicou (neste vídeo, por exemplo), embora as pistas autobiográficas no texto não sejam tão evidentes como no primeiro.

Todas as questões pediam respostas múltiplas, e o tema de cada uma podia ser facilmente pesquisado nos conteúdos do nosso acervo de opiniões, crítica, entrevistas, etc.

Agradecemos a todos os que participaram e também os que ajudaram a divulgar. Esperamos que continuem, pois com certeza teremos mais iniciativas deste género. Estejam por isso atentos!

Boa Páscoa!

José Alexandre Ramos

Comentários

artigos mais procurados