Fado Alexandrino no Teatro Nacional São João



Em Setembro último, o Teatro Nacional São João (TNSJ), no Porto, anunciou que levará a cena no próximo ano a adaptação do livro Fado Alexandrino de António Lobo Antunes. Segundo a sinopse lida no site do TNSJ, trata-se de «continuar a dar palco à literatura contemporânea portuguesa», após a experiência com Ensaio Sobre a Cegueira, de José Saramago, para o que também está pensada uma «incursão na obra de Agustina Bessa-Luís».

«"Fado Alexandrino é uma História de Portugal", diz António Lobo Antunes, escritor que tem abordado com persistência a guerra colonial, tema recalcado no inconsciente colectivo nacional. Publicado em 1983, o romance devolve-nos o retrato implacável de uma sociedade em transição, do decrépito regime fascista à instauração da democracia, passando pelo horror de África e o luto da descolonização. Fado Alexandrino poderia ser descrito como o "requiem por um império que nunca nos existiu", nas palavras do ensaísta Eduardo Lourenço. O espectáculo, encenado por Nuno Cardoso, inscreve-se nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril» - citado da mesma fonte.

Fado Alexandrino terá início a 4 de Abril de 2024 e estender-se-á praticamente por todo o mês (dia 28). Com encenação  de Nuno Cardoso (director artístico do TNSJ desde 2022), será interpretado por Joana Carvalho, João Reis, Jorge Mota, Lisa Reis, Patrícia Queirós, Paulo Freixinho e Pedro Frias, entre outros. 

Trata-se de uma co-produção com o Centro Cultural de Belém, o Theatro Circo de Braga e o Teatro Aveirense, pelo que também será apresentado nestas salas, havendo já as datas para o CCB (Grande Auditório): 3 e 4 de Maio de 2024.


fonte: TNSJ

Comentários

artigos mais procurados