Finalmente disponibilizado o ensaio «Loucura e criação artística: Ângelo de Lima, poeta de Orpheu» por António Lobo Antunes e Inês Dias

Embora esteja fora do âmbito da obra literária de António Lobo Antunes (ALA), em 1974 o escritor, enquanto médico psiquiatra, foi co-autor de um «trabalho científico de Psiquiatria com a colaboração de Maria Inês Dias sobre a obra de Ângelo de Lima: Loucura e criação artística: Ângelo de Lima, poeta de Orpheu.» - assim revela a Fotobiografia de ALA, editada por Tereza Coelho (por longo tempo a editora do escritor, falecida em 2009), e publicada pela Dom Quixote em 2004.

Este "trabalho", ou ensaio, foi alvo de muita procura, tendo mesmo sido remetidos a nós e ao autor pedidos de informação sobre a sua eventual publicação e disponibilidade. António Lobo Antunes terá mesmo declarado não saber nada, nem sequer ter consigo uma cópia.

Hoje, dia 26 de Setembro, foi apresentado e lançado o volume Ângelo de Lima: Obra Reunida, evento que ocorreu no Auditório da Biblioteca Nacional. Segundo o comunicado, como está evidente nesta imagem,


é um volume com todos os poemas de Ângelo de Lima que «Fernando Guimarães coligira em 1971, mas também as suas diversas versões que se conhecem, tal como o seu autor as lavrou. Acrescem cartas familiares, algumas já conhecidas, a sua colaboração na imprensa como cronista e ilustrador e ainda um inclassificável inédito em prosa - registo que se desconhecia Lima ter cultivado - além de muitas outras produções artísticas, como traduções e ilustrações a carvão encontradas num seu exemplar de La Légende des Siécles, de Vítor Hugo, ou um conjunto de desenhos em preito a Camões, destinados a um concurso público de estampilhas comemorativas do Centenário da descoberta do caminho marítimo para a Índia.
 
Além disso, compulsam-se ainda os decisivos processos escolar, militar, judicial e clínico que esclarecem  as complexas tribulações sociais a que Ângelo foi sujeito. Recupera-se também um largo conjunto de  textos testemunhais, memoriais e críticos que dão conta do modo como o poeta foi sendo integrado na  Cultura Portuguesa Contemporânea por autores tão diversos como Fernando Pessoa e Albino Forjaz  Sampaio, incluindo um estudo psiquiátrico inédito de António Lobo Antunes e Inês Dias».

Este novo volume sobre Ângelo de Lima foi organizado por Duarte Drumond Braga e Rui Lopo, e pode ser adquirido na versão em papel ou digital através da Livraria Online da Biblioteca Nacional. Ver aqui.

Comentários

artigos mais procurados